Além dos prêmios Sintepe, Cidade de Setubal e Barueri, este ano tive a alegria de ver o romance O CICLISTA adquirido pela Biblioteca Nacional; o juvenil O COLECIONADOR DE MANHA fazer parte do acervo do PNBE; recebi ótimas resenhas nos melhores jornais e revistas, como a prestigiosa Revista Escola; tive a honra de acompanhar o Moacir Scliar e Cia como jurado do maior prêmio literário do país, o Prêmio São Paulo de Literatura. Vi meu poema MOTIVO Nº 2 virar música na voz de diamante de Zé Manoel; lancei mais três infantis: A LONGA LENGA-LENGA DE NONA MILONGA (Autêntica), A MENINA DAS DESCULPAS ESFARRAPADAS (Lê) e CRAVO VERMELHO & ALGUNS CONSELHOS (Imeph). E ilustrei grandes obras para grandes escritores, a exemplo do livro AQUI DENTRO HÁ UM VAZIO IMENSO (Saraiva).
É claro que aqui no Nordeste ninguém me convidou para coisa alguma, como sempre – mas e daí? O mundo é grande. Guimarães Rosa que me perdoe, mas o Sertão não é em toda parte não – ou eu estaria lascado!
O escritor dá Graças!
Tuesday, December 21, 2010
Sunday, December 12, 2010
GANHEI O PRÊMIO BARUERI DE LITERATURA!

O Prêmio é bem simbólico, apenas mil reais e este lindo troféu – mas ah, se houvesse mais desses nos 5 mil e tantos municípios do país! O Brasil ficou em último lugar em leitura – sem falar no número estúpido de analfabetos funcionais. (Na TV se manifestam nas expressões “Desculpa” em vez de “Desculpe-me”, “Voltou com ele”, quando pretendem dizer “Voltou Para ele”; e tantas outras asneiras.) Mas, em Barueri – Graças! – isto não ocorre. Parabéns, pessoal!
Ps – O texto não publico aqui, gente, porque a internet vulgarizou muito a literatura; sem falar na apropriação da escrita alheia: basta um “control+c”/ control+v” e o que você escreveu com tanto desvelo passa a circular com nome de outra pessoa. Vamos combinar: lugar de um grande texto é nas páginas de um livro, para ser lido com todo o devido respeito e não ter atenção disputada com os “msns” e outros estorvos da internet.
Thursday, November 04, 2010
EXTRA! EXTRA! Uma prefeitura revoluciona o conceito de Biblioteca!
Meus queridos, acessem este link e vejam o que é DE VERDADE uma prefeitura competente na área do Livro. Senhores Prefeitos e Secretários de Cultura do País e do mundo: é hora de copiar estas idéias nota 10!
Parabéns, Barueri!
Estou pensando seriamente em me mudar para essa cidade maravilhosa!
Parabéns, Barueri!
Estou pensando seriamente em me mudar para essa cidade maravilhosa!
Thursday, August 26, 2010
Motivo Numero 2 (Ze Manoel/Walther Moreira Santos)
Meu primeiro poema gravado pelo premiado pianista, arranjador e cantor Zé Manoel! puro deleite, meus amores!
Tuesday, August 24, 2010
O Colecionador de Manhãs no PNBE

Ao se emocionar com O Colecionador de Manhãs, minha querida amiga Eloi Bocheco me disse que sonhava com ele sendo lido por todas as crianças do país – e o sonho vai virar verdade! É que a obra acaba de ser escolhida para o programa do Governo Federal. A fim de dividir esta alegria com vocês, meus queridos, fiz a simulação da capa do livro já com o selo do PNBE – 1 milhão de vivas!!!
Saturday, August 21, 2010
Monday, August 16, 2010
Saturday, August 14, 2010
21ª Bienal Internacional de SP - todos a bordo!
Saturday, August 07, 2010
Saturday, July 31, 2010
Eu, jurado do PRÊMIO SÃO PAULO DE LITERATURA 2010, confesso

Fiquei muito honrado com o convite para compor a banca do maior prêmio literário do país; para assumir tal responsabilidade e dar conta de ler e reler os 20 livros finalistas, mandei buscar 3 quilos do café orgânico Biocofee e me muni de muitos comprimidos de relaxante muscular e adesivos para aliviar, esperadas, dores nas costas.
Quero agradecer publicamente aos organizadores pela honra e confiança e agradecer, sobretudo, aos 20 autores que partilharam conosco seus universos.
Procurem os 20 livros finalistas, meus queridos; porque o maior prêmio para um escritor é, e sempre será, ser lido.
O anúncio dos vencedores será no Museu da Língua Portuguesa, dia 2 de agosto.
Saturday, May 29, 2010
O romance O CICLISTA Em Todas As Bibliotecas do País
Saturday, May 08, 2010
Saturday, April 17, 2010
95 MIL EXEMPLARES VENDIDOS/DEZ ANOS DE LITERATURA NESTA TARDE


No dia 17 de abril de 2000, há dez anos atrás, era lançado na Bienal de São Paulo o livro Dentro da Chuva Amarela, pela então jovem editora Geração Editorial. Uma década de literatura me obriga a fazer um balanço; então vamos lá: 95 mil exemplares vendidos; três peças montadas, algumas adaptações para o vídeo, mais de 100 prêmios literários, alguns livros lançados, boas resenhas nos principais jornais do país, algumas gafes (muitas gafes!) e outras tantas obras ilustradas para amados colegas.
O que ficou faltando? Toda a literatura para adultos numa grande editora; faltou publicar um livro de contos; e há esta saudade que não cessa de ver outra vez um texto meu no teatro.
O escritor diz OBRIGADO!
Tuesday, March 09, 2010
Monday, March 01, 2010
MINHA VIDA TÃO DE PERTO TOCADA PELO JOSÉ MINDLIN
Não tivesse existido o Mindlin, meu romance O Ciclista não teria tido a honra de ter sido premiado no concurso apadrinhado por ele e não teria sido um dos 10 melhores romances de 2008 pelo Prêmio São Paulo – e eu não teria um bilhete elogioso ao meu livro, guardado a sete chaves posto que relíquia. “Um país se faz com homens e livros”, dizia o Lobato; o Mindlin conjugava essas duas facetas.
Mas não há tristeza alguma nesta nota de adeus, pois como escreveu o grande Guimarães Rosa, “Os grandes homens não morrem, os grandes homens são semeados”. Parabéns, Mindlin, por essa existência iluminada.
Mas não há tristeza alguma nesta nota de adeus, pois como escreveu o grande Guimarães Rosa, “Os grandes homens não morrem, os grandes homens são semeados”. Parabéns, Mindlin, por essa existência iluminada.
Friday, February 19, 2010
Por que Walther Moreira é um autor tão premiado e ainda pouco conhecido?
Saturday, January 30, 2010
Lygia Fagundes Telles, Rubem Fonseca e Walther Moreira Santos receberam o Prêmio Paraná de Literatura

Os acima citados são alguns dos premiados, ao longo das várias edições do Prêmio Nacional de Contos do Estado do Paraná (hoje intitulado “Newton Sampaio”), um dos mais tradicionais da literatura brasileira. A última edição recebeu 2.111 histórias e teve na comissão julgadora Marina Colasanti, Miguel Sanches Neto e Flor de Maria Silva Duarte.
O Prêmio em dinheiro é bem simbólico: R$ 2.000,00 – mas, qual escritor não gostaria de constar dessa relação? Depois, o Paraná é um dos poucos estados do país a fazer algo pela literatura, então palmas para os paranaenses.
Ps. Em 2007, meu romance O CICLISTA, naquela época inédito, foi premiado na primeira edição do Prêmio Cidade de Curitiba, cuja comissão foi presidida pelo Cristovão Tezza. Daí veio a nova administração municipal e aboliu o concurso – único no gênero no país a premiar novelas. Com a palavra sua excelência o novo prefeito da linda cidade.
Ps2. Minha história, UMA ESPERANÇA, deve ser publicada em abril (quando farei 10 anos de literatura), pela Secretaria de Cultura do Estado do Paraná.
Subscribe to:
Posts (Atom)