Saturday, January 30, 2010
Lygia Fagundes Telles, Rubem Fonseca e Walther Moreira Santos receberam o Prêmio Paraná de Literatura
Os acima citados são alguns dos premiados, ao longo das várias edições do Prêmio Nacional de Contos do Estado do Paraná (hoje intitulado “Newton Sampaio”), um dos mais tradicionais da literatura brasileira. A última edição recebeu 2.111 histórias e teve na comissão julgadora Marina Colasanti, Miguel Sanches Neto e Flor de Maria Silva Duarte.
O Prêmio em dinheiro é bem simbólico: R$ 2.000,00 – mas, qual escritor não gostaria de constar dessa relação? Depois, o Paraná é um dos poucos estados do país a fazer algo pela literatura, então palmas para os paranaenses.
Ps. Em 2007, meu romance O CICLISTA, naquela época inédito, foi premiado na primeira edição do Prêmio Cidade de Curitiba, cuja comissão foi presidida pelo Cristovão Tezza. Daí veio a nova administração municipal e aboliu o concurso – único no gênero no país a premiar novelas. Com a palavra sua excelência o novo prefeito da linda cidade.
Ps2. Minha história, UMA ESPERANÇA, deve ser publicada em abril (quando farei 10 anos de literatura), pela Secretaria de Cultura do Estado do Paraná.